Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2008

Ato Pelo Teatro - 27/03/08

A Brava - Núcleo Brava Cia - Foto: Augusto Paiva

No dia 27 de março comemora-se o dia mundial do teatro, é também um dia dedicado ao circo: duas artes que remontam a Antiguidade. A primeira tem como berço a Grécia, a segunda, provavelmente surge na China a mais de cinco mil anos. As duas em muitos momentos se misturam, pois o teatro, como arte híbrida e sintética que é, bebe em todas as fontes e não poderia ser diferente em relação ao circo, principalmente na contemporaneidade. Já o circo, um eterno renovador de sua própria arte alimenta-se também do teatro.
Pois é nesse dia tão importante que os artistas de várias partes do Brasil se unem em um ato público para cobrar das instâncias políticas a devida atenção, principalmente no que diz respeito a criação de leis com investimento direto do Estado, visando a sustentabilidade dessas duas artes milenares, na sua pesquisa, produção e circulação. Dezessete estados estão unidos em prol do teatro, lutando por políticas públicas, tornando esse dia histórico.
São Paulo terá a V Overdose de Teatro de Rua, manifestação artística e política realizada pelo Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP), a mesma ocorrerá das 10:00 às 16:00h com intensa programação na Praça do Patriarca, centro da cidade. Após a Overdose haverá um cortejo até o Teatro Municipal, lá será lido um manifesto elaborado pela Redemoinho, que programou também uma discussão a noite no Teatro Fábrica com pensadores do teatro público.

Ainda no estado de São Paulo teremos programação em mais duas cidades: Santos, com a Trupe Olho da Rua e Presidente Prudente com o Grupo Rosa dos Ventos, todos integrantes do MTR/SP.

Pelo Brasil a programação é mais extensa ainda, pois os movimentos organizados, como Redemoinho e os movimentos de teatro de rua da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e o Movimento Escambo do Ceará e Rio Grande do Norte farão diversas apresentações, bem como preparam suas reivindicações ao poder público local. Como pauta comum, em âmbito nacional, todos reivindicam o Prêmio Teatro Brasileiro, entendido como o modelo de política pública cultural adequado, já que o Estado não entrega à iniciativa privada o poder de decisão do que é ou não cultura, como hoje é feita com as leis de renúncia fiscal.
Que o dia 27 de março mude a maneira como os políticos vêem o teatro, e a partir daí cumpram seu papel,criando leis de fomento, pois só assim essa arte chegará a todos os cidadãos brasileiros!

Movimento de Teatro de Rua de São Paulo

Nenhum comentário: