Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2007

Carta de Adesão



O teatro de rua tem sido um símbolo de resistência artística ao longo dos anos, que pode não só comunicar e dar algum sentido, como também propor uma nova razão de uso do espaço público aberto, que não seja a simples ocupação do solo, e sim a criação de um local de convívio social em busca de uma melhor cidadania.
O Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP) teve sua gênese em 2002 com a união de grupos na “Ação Cultural Se essa Rua Fosse Minha” e sua consolidação no ano seguinte com a realização do I Seminário de Teatro de Rua e da I Overdose de Teatro de Rua. Depois vieram três seminários e mais três Overdoses de Teatro de Rua, além de uma temporada de teatro de rua, que definiu a Praça do Patriarca como espaço fixo a esta manifestação. Depois dessas ações e de muitos encontros os grupos interessados em debater temas pertinentes às especificidades da arte de rua vem crescendo.
O MTR/SP tem apresentado propostas que possibilitam o desenvolvimento de reflexões sobre o teatro de rua em âmbito municipal, estadual e nacional. Os artistas da rua defendem a valorização dos espaços públicos abertos como local de criação, expressão e encontros, compreendendo que assim esse espaço torna-se um ambiente propício à ampliação da cidadania de quem com ele se relaciona, permitindo a fruição da arte e fazendo com que a rua deixe de ser mero corredor de passagem e passe a ser um espaço de troca entre o homem que a ocupa e a prática artística.
Em 2006 foi realizada a 1ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas na Praça do Patriarca, na ocasião homenageamos o eterno amigo Lino Rojas, peruano de nascimento e brasileiro de paixão e profissão. A Mostra recebeu seu nome por ser um dos pioneiros na pesquisa e na produção de teatro de rua na cidade de São Paulo. A Mostra é uma oportunidade para os grupos mostrarem suas produções, ampliar a diversidade cultural de São Paulo e permite também a troca artística entre seus fazedores, daí sua importância no calendário cultural paulistano.
O MTR/SP entende que a circulação dos grupos de teatro de rua é de fundamental importância para o público, para os grupos e para a existência dessa arte, por isso reivindica do poder público municipal a publicação de uma Lei para a circulação do Teatro de Rua e a implantação de um corredor cultural, que possibilitará o acesso aos espectadores, levando-os a reflexão, permitindo a diversão e o sonhar, além de tornar a nossa cidade mais bela com o colorido dos artistas da rua.
Procuramos agregar diferentes grupos e companhias de teatro de rua, pensadores e afins que tenham por objetivo a construção de políticas públicas permanentes, de maneira a garantir a continuidade de pesquisa, produção e circulação do teatro de rua nessa cidade.

Movimento de Teatro de Rua de São Paulo


Para a sua declaração de apoio a este movimento ou adesão a este documento (movimentos, grupos e pessoas) entre em contato, pois o mesmo será entregue as autoridades:

mtr.saopaulo@gmail.com
Fone: 6621-8280 / 8188-3670 / 9929-4036 / 9728-4688

Nenhum comentário: